Francisco Carlos e Paulo Linhares debatem propostas para Mossoró na Rádio Difusora

O secretário municipal da Cidadania Francisco Carlos e o jurista Paulo Afonso Linhares, respectivamente presidentes do PV e do PSB, de Mossoró, e, que vem tendo seus nomes cotados para a disputa da Prefeitura de Mossoró, protagonizaram nesta quarta-feira, 23, um debate improvisado durante o programa Política em Debate, da Rádio Difusora de Mossoró, às 13h.
Apresentado pelo diretor de programação da Rádio Difusora, jornalista Emerson Linhares, o Político que já tem participação diária de Paulo Linhares, recebeu Francisco Carlos como entrevistado.
Como participante diário do Político em Debate, instei Francisco Carlos e Paulo Linhares, a tratarem diretamente, sobre as eleições 2012, disputa para a Prefeitura de Mossoró.
Confira alguns dos trechos do programa: 

Blog do Skarlack – Paulo Linhares e Francisco Carlos gostaria que os senhores fizessem perguntas, um ao outro, sobre o processo eleitoral que se avizinha, como duas lideranças estão tendo seus nomes citados como pré-candidatos...

Paulo Linhares – Eu apenas citei que o PSB não só tinha a deputada Larissa Rosado, mas existem outros nomes, inclusive o meu que podem disputar a Prefeitura de Mossoró em 2012. E isso transpirou. Mas vamos lá. Secretário Francisco Carlos, como o senhor observa hoje, essa questão da educação no município de Mossoró. Como esse sistema está hoje, e o que pode ser feito para ser otimizada, se vier a ser prefeito o que faria para otimizar a educação municipal?

Francisco Carlos – Quero dizer para você e para todos os mossoroenses, que ter um prefeito com o perfil e a capacitação de Paulo Linhares, seria um privilégio para Mossoró. Temos é que discutir o desenvolvimento de Mossoró, mas de forma séria, de maneira técnica, com quem tem capacidade para discutir e quem tem condições. Sem chavões. Que o debate seja feito por quem se preparou para isso. Você Paulo, tem plena condição de participar desse debate. De fato a Prefeitura de Mossoró, na gestão da prefeita Fafá Rosado, tem responsabilidade pelo ensino fundamental, e temos avançado e mantido a regularidade no transporte escolar, ampliamos a educação em tempo integral. Estamos conseguindo avançar na informatização, na capacitação dos professores e temos implantado a Lei de Responsabilidade Educacional. Mas ainda precisamos melhorar. No Brasil se começou pelo ensino superior, ensino médio e só depois está se chegando ao ensino infantil. Em Mossoró, estamos fazendo o contrário, e começando pelo ensino infantil.

Blog do Skarlack – Que pergunta o senhor faz ao jurista Paulo Linhares?

Francisco Carlos – Gostaria de saber, Paulo Linhares, até que ponto existe amadurecimento político e formação de quadros técnicos, para se debater sem amarradas, sem maniqueísmo o futuro de Mossoró. De que forma esse debate pode e deve ser feito e de forma elevada?

Paulo Linhares – Você é uma ótima opção para Mossoró, e hoje está com a mão na massa, pois dirigi uma secretária que comanda mais de 70% da Prefeitura, sobretudo saúde, educação, ação social, e tem mostrado competência e parabenizo-o por isso. Mossoró tem quadros e não precisa importar nomes da França, da Europa nem da Bahia. Temos a Uern, a Ufersa, UnP e temos faculdades do porte da Mater Crhysti. Por isso temos quadros para tratar do debate político em alto nível, pois não se pode pensar uma campanha eleitoral com baixaria, mesmice, clientelismo, promessas descompromissadas e que não serão cumpridas e feitas apenas com intuito de captar votos. Que a eleição seja um momento, não só dos políticos, mas da sociedade toda. Que o empresariado seja convocado, pois sabemos que Mossoró tem a marca da ousadia, mas ainda temos problemas sérios do ponto de vista do desenvolvimento. Temos problemas de saúde em Mossoró, pois temos ainda a questão da vinda de pacientes de outros municípios para a cidade, com prefeitos da maioria dos municípios que não procuram organizar seus sistemas de saúde e tudo vem para ser revolvido em Mossoró. Acho que Mossoró tem quadros para fazer um debate e dirigir Mossoró no rumo do desenvolvimento.

Blog do Skarlack – Qual seria uma plataforma de governo de Francisco Carlos e Paulo Linhares, em caso de um dia vir a se eleger prefeito de Mossoró?

Paulo Linhares – Acho que emprego e renda e saúde e educação com políticas públicas são pontos primordiais. Se tiver emprego, renda, saúde e educação as outras coisas acontecerão. Mossoró tem um movimento cultural importante que pode ser fortalecido. Mossoró tem várias vocações econômicas, agora estamos vendo a explosão do caucário casa vez mais importante. Temos ainda a questão do petróleo que ainda vai render muito. Temo o sal, esse sim um dos pilares da economia de Mossoró e, o estranho Francisco Carlos, é que Mossoró com todas essas perspectivas, temos aí uma juventude sem perspectiva de entrar no mercado do trabalho. Mas podemos ainda ampliar esses horizontes, sobretudo para combater uma série de mazelas como violência, e nunca se viu tanta violência em Mossoró como esta semana. E se observa que isso ocorre pelo famigerado tráfego de drogas. É preciso combater o tráfego, mas não só com a polícia na rua, e mesmo com a política equipada. Tudo isso é importante, porém, não resolve. O que vai resolver o problema é a geração de emprego e renda para a população e, obviamente, essa questão da educação que é fundamental por ser uma prática libertadora. Seria esse eixo aí.

Francisco Carlos – Eu penso que qualquer plataforma de governo deva ser construída com a sociedade. Naturalmente, os eventuais candidatos, em função da experiência e do conhecimento podem e devem ter idéias próprias, como Paulo acabou de apresentar. Mas deve ser apresentado a partir do que cada um possa ter, e se ouvindo a sociedade. A partir das idéias Mossoró precisa ampliar sua representação democrática. A cidade precisa estruturar melhor a máquina administrativa da Prefeitura, mas que pode funcionar melhor. E isso precisa acontecer, pois não se acontece ela presta menos serviços. Precisamos de melhor qualidade de serviço, ampliar parcerias, focando tudo isso em três aspectos fundamentais: ampliação do desenvolvimento, da economia e melhoria da qualidade de vida do cidadão. Paulo destaca a importância da fruticultura, do sal, do petróleo, que concordo. Mas acrescento que Mossoró precisa sair do trinômio sal, frutas e petróleo; precisa ampliar e isso é possível. Paulo destaca a exploração do calcário. O Distrito Industrial está aí, com 23 empresas e isso pode ser ampliado. Do ponto de vista dos recursos humanos precisa ampliar a melhoria na saúde, na educação e na cultura. Mas o que contamina um debate política em uma campanha é que muitas vezes as propostas são feitas com base acima da capacidade do município, pois um cidadão não pode ficar prometendo que vai solucionar problemas como a segurança que não é da competência do município. Muitos se distorcem o debate, enganando o cidadão, desorientando o cidadão fazendo com que ele tenha falsas expectativas. Essa contribuição é que a população pode oferecer na elaboração de uma plataforma de governo. É evidente que se precisa de pessoas centradas para a elaboração de um plano. Você coloca a questão do acesso que ainda é deficiente em virtude de o cidadão ainda participar muito pouco. A única forma que tem de participação é o voto, mas nós sabemos que existem muitas outras possibilidades de se participar de um processo desse nível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba