Município implanta educação no trânsito como tema obrigatório nas escolas

Trabalhar a Educação para o Trânsito nas escolas, como tema transversal, inserindo o assunto nos conteúdos de todas as disciplinas, tornou-se obrigatório nas escolas da rede municipal de ensino. A Gerência de Educação, através da Portaria nº 018/2011, instituiu a obrigatoriedade do Ensino e Educação para o Trânsito da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e suas modalidades.

De acordo com a gerente de Educação, Ieda Chaves, o trânsito já fazia parte da prática educativa nas escolas do Município, porém, a Portaria é para reforçar e tornar obrigatório o assunto que será inserido em todas as disciplinas, através das quais os professores irão trabalhar do tema a partir dos assuntos expostos em sala de aula.

Segundo Ieda trata-se de uma contribuição que a Prefeitura de Mossoró, através de GEED, está dando para as discussões em torno dos problemas do trânsito, considerando que uma das ações é educar neste sentido. “Nada mais conveniente do que trabalhar essa questão nas escolas, com as crianças e adolescentes, preparando-as e levando a todas elas conhecimentos básicos sobre a disciplina no trânsito”, disse a gerente.

A educação no trânsito será abordada através de textos, de números, quando for o caso de disciplina como a matemática, inclusive quando se tratar do meio ambiente, que também é um assunto que está ligado ao trânsito. Ieda ressaltou que a educação municipal tem o tema como um compromisso sério que deve ser cumprido junto à comunidade estudantil.  

Nesse caso, as atividades educativas e de ensino sobre o trânsito, conforme o Art. 4º, da Portaria, devem se realizar pela prática da interdisciplinaridade, de modo a abranger diversos aspectos a qualidade de vida, incluindo a preservação ambiental. De acordo com o Art.5º, na educação infantil, as atividades de ensino para o trânsito devem favorecer a formação de valores como o respeito ao outro, o uso dos espaços coletivos, os direitos e deveres individuais, o significado da proteção da vida, os requisitos necessários para segurança, a importância e o valor de sentimentos como a solidariedade e a amizade. No Ensino Fundamental, as ações pedagógicas, também serão levadas pelo lado dos valores e atitudes que contribuem para valorização da vida.

Para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficaz os professores serão capacitados sobre educação no trânsito através de aulas ministradas, no mínimo uma vez por ano, por profissionais requisitados ao Departamento de Trânsito do Município.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba