Vigilância à saúde inicia capacitação em calazar para 430 agentes de saúde

A Gerência Executiva da Saúde através do Departamento de Vigilância à Saúde inicia nesta quinta-feira (18/08) ciclo de capacitação em Leishimaniose Viseral, popularmente conhecida como Calazar para 430 agentes comunitários de saúde.



Os profissionais receberão informações sobre como identificar casos suspeitos da doença tanto em cães quanto em humanos e terão oportunidade de tirar dúvidas com técnicos especializados.

Os profissionais serão divididos em quatro grupos e as capacitações acontecerão na II Unidade Regional de Saúde (II URSAP), Estação das Artes e Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

“Já realizamos essa capacitaç& atilde;o com médicos e enfermeiros e agora vamos fazer com agentes de saúde que são profissionais que estão em contato direto com a população, podem ajudar no diagnóstico precoce”, falou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde Allany Medeiros, acrescentando que a capacitação acontecerá das 8h às 11h.

O Gerente Executivo da Saúde Benjamin Bento esclarece que a capacitação faz parte de uma estratégia para conter o avanço da doença em Mossoró. “Estamos envolvendo todos os profissionais com capacitações para que conheçam e possam atuar com propriedade, facilitando o diagnóstico precoce e esclarecendo sobre formas de tratamento”, destacou Benjamin.

Ele informa que embora tenha havido uma redução no número de casos de calazar em Mossor&oacut e;, a situação ainda é preocupante. “Esse ano estamos com 15 casos de calazar em humanos e dois óbitos. No ano passado foram mais de 30 casos confirmados em humanos e mais de 300 em cães. Estamos reduzindo, mas a situação ainda é grave”, pontuou Benjamin.

LEISHMANIOSE- O calazar é transmitida tanto aos cães quanto aos humanos por meio da picada de um inseto chamado “mosquito palha”. É uma doença fatal para os cães. Em humanos, se não tratada, pode levar à morte em até 90 % dos casos.


CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÃO

·    18/08/11- Auditório da II Ursap

·    25/08/11- Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania

·    08/09/11- Auditório Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

·    15/09/11- Auditório Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte


Fonte: Assecom/PMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians