Obreiro de Macau encaminha carta ao pastor Martin através do Blog de Jailson Gomes

O pastor Martin Alves assuirá a Igreja Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte com uma série de questões internas a serem tratadas. Um exemplo é carta de presbítero Francisco Campelo, da Igreja Assembléia de Deus de Macau, enviada ao blog de Jailson Gomes, em que sãos vistas questões como os salários dos obreiros. Confira a carta publicada por Jailson Gomes, na íntegra: 

Por:  Jailson Gomes

PRESBÍTERO/LEITOR DO BLOG ESCREVE AO PRESIDENTE ELEITO DA IEADERN

O irmão Fernando Campelo, presbítero na Igreja Assembléia de Deus em Macau-RN, tomou a iniciativa de escrever uma carta ao pastor Martim Alves, presidente-eleito da IEADERN (Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte) e enviou a carta ao blog A FORÇA DA ESPERANÇA para que fosse publicada.
Como sempre fazemos, e disso todos os nossos leitores são testemunhas, o espeço solicitado foi aberto e abaixo segue, na íntegra, a carta do Fernando Câmpelo.
Só não posso assegurar ao mesmo que o pastor Martim Alves tome ciência da carta. Por suas inúmeras ocupações acredito que o mesmo não seja um dos meus leitores embora acredite que sua assessoria possa lhe informar a respeito do teor desta missiva.

CARTA ABERTA AO NOVO LÍDER DA IEADERN – PASTOR MARTIN ALVES
Querido pastor Martin Alves, novo líder de nossa querida IEADERN. A paz do Senhor Jesus. Não o conheço pessoalmente, porém, muito ouço falar de seu caráter íntegro, sua conduta ilibada, sua forma de conduzir não só sua família, mas também o campo de Mossoró e toda a região que está sob sua jurisdição. Parabéns pela vitória alcançada e que o Senhor te abençoe nessa nova jornada que com certeza será bastante árdua, porém, gratificante.
            Estou enviando essa missiva no objetivo e intuito de ponderar sobre algumas questões que, a meu ver e de muitos, precisariam ser modificadas com urgência, tais como:
1º - No que diz respeito à aplicação do estatuto concernente ao salário pastoral. O estatuto nos diz que o pastor deve exercer dedicação exclusiva a Igreja e ter seu salário fixado pelos membros do ministério local. Por favor, diga-nos se o querido pastor tem conhecimento de que essa determinação está sendo descumprida em muitas das igrejas da IEADERN? O dever de todo pastor é ser transparente financeiramente para com o rebanho que o Senhor lhe confiou para que seja dirimida toda e qualquer suspeita ou dúvida concernente a sua integridade moral. As ovelhas precisam saber de quanto o seu pastor desfruta da renda da Igreja;
2º) - Li neste blog algo que, se for verdade,  envergonha os céus e a todos os membros da IEADERN. Pergunto: - É verdade que há pastores jubilados que recebem a irrisória quantia de R$ 100,00 (cem reais) mensal, para seu sustento? – Se é realidade, esses homens ainda estão vivos?! Se assim for, estamos cometendo grande injustiça, pois, temos notícias de pastores ricos em nosso Estado, que dirigem igrejas prósperas, enquanto que outros passam necessidade com suas famílias por dirigirem campos menores. Por misericórdia, pastor Martin, em nome de Jesus vamos seguir o exemplo e conselho deixados pelo apóstolo Paulo. Vamos socorrer os santos pobres e necessitados de nosso Estado. Lembre-se, querido pastor, a Bíblia nos exorta a sermos donatários e não proprietários.
3º) Ainda sobre nossos pastores jubilados. Quanto deles não tem uma casa para morar com sua esposa. Esses homens dedicaram suas vidas pela causa de
Cristo, juntamente com suas companheiras. Quantas viúvas desses homens encontram-se desprezadas e humilhadas. Por favor, pastor, reveja a injustiça imposta a eles. “Não desprezes a tua mãe (pai) quando vier a envelhecer”;
4º) Aqui, pedimos ao ilustre pastor Martin que ensine e exorte muitos dos nossos pastores para que os mesmos aprendam a tratar as ovelhas de Jesus como ele as conduzia, ou seja: com amor, carinho e compreensão; pois, temos notícias de que muitos têm sido truculentos, cruéis até, dominadores, centralizadores, tratando o rebanho que Deus lhes confiou como propriedade sua e não de Deus. Essas atitudes são de mercenários. Há outros que lidera o povo, mas, não gosta do povo. Não se dá mais a visitar (pois, não tem mais tempo), não os recebe em sua casa (não quer se dá a este sacrifício), não se mistura com o povo pobre da igreja (o que eles têm para dar?). Esse certamente não foi o exemplo deixado pelo verdadeiro e Sumo Pastor e Dono da Igreja, o Senhor Jesus. Sugiro lermos o livro do pastor Charles R. Swindoll, cujo título é: PAULO, UM HOMEM DE CORAGEM E GRAÇA, Editora Mundo Cristão, onde o autor aborda com muito critério e profundidade esse tema.
5º) Nesse ponto quero falar-lhe sobre os novos homens que hão de compor a nova diretoria da IEADERN. O amado pastor já deve estar orando para que o Dono da Igreja, o Senhor Jesus, os aponte em sua direção. Sugiro que suas indicações não sejam baseadas simplesmente por alguns fazerem parte de seu círculo de amigos ou de outros em cumprimento a promessas feitas durante o processo eletivo. A ganância por cargo e pelas mordomias que o acompanha tem sido causa de adultério espiritual na vida de muitos líderes. E quanto ao rodízio de pastores nas igrejas? Será feito da maneira que estão comentando nesse blog? Se me permite sugerir, aqui vão algumas dicas bíblicas para se escolher homens capazes de servir com lucidez e honradez: 1º - “Procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza”, Ex 18:21; 2º - Procura homens que amem mais a glória de Deus do que a glória dos homens, cf. Jo 12:42-43; 3º - Procura homens de conduta ilibada, de caráter íntegro, de boa reputação não só dentro mas também fora da Igreja.
Tenhamos zelo pela obra de Deus, cuidando em não acobertamos aqueles que já se envolveram em escândalos financeiros, adultérios, nepotismo, corrupção e coisas semelhantes a essas que só vem para envergonhar o evangelho de Jesus Cristo e, por outro lado, revelar os que são sinceros entre nós.
            Enfim, concluímos essa carta, desejando-lhe uma boa administração cujo foco e interesse sejam o de Deus e de Sua Igreja e não a ganância de homens cruéis que de há muito tempo perderam o temor do Senhor. Pastor Martin, atente para as advertências do nosso querido apóstolo Paulo sobre o surgimento de lobos cruéis entre nós que não poupariam o rebanho, a fim de alcançar seus interesses escusos e perniciosos. Esses homens são amantes de si mesmos e já estão entre nós, procurando apenas outras oportunidades de satisfazerem os seus interesses próprios e se darem “bem na vida”. Meditemos em Atos 20:17-38.
FERNANDO SALES CAMPELO -  Presbítero da AD – Macau/RN.  


Fonte:  http://aforcadaesperanca.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba