Fafá Rosado vence Prêio Abrinq pela segunda vez

Fafá Rosado entre crianças

Pela segunda vez, a Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, é vencedora do Prêmio Abrinq – Prefeito Amigo da Criança, conferido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) em parceria com a Seve The Children, organização sediada nos Estados Unidos com atuação global em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

O evento de premiação será realizado em Brasília/DF, no dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados - Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes. “Será com um grande orgulho, que irei receber esse Prêmio da Abrinq pela segunda vez, como reconhecimento às aç& otilde;es em defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes, garantindo-lhes um futuro melhor”, avalia a prefeita Fafá Rosado.

A secretária da Cidadania, Jaqueline Amaral, por sua vez, explica que o Prêmio Abrinq significa o reconhecimento das ações multisetoriais desenvolvidas pela Prefeitura de Mossoró na promoção da melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes na gestão 2009-2012. Em 2007, a Prefeita Fafá Rosado foi outorgada com o Prêmio da Abrinq pela primeira vez.

Para Jaqueline Amaral, a conquista do Prêmio reflete a implantação e implementação de ações e políticas públicas da Prefeitura Municipal de Mossoró. “Uma conquista resultado dos avanços conquistados no município, nos últimos anos, na garantia dos direitos das crianças e ado lescentes nas áreas da saúde, educação, proteção social e orçamento criança.

A Edição 2009-2012 do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) recebeu 1.556 (mil quinhentos e cinquenta e seis) inscrições de Municípios de todo o Brasil. Destes, 98 na região Norte; 540 na região Nordeste; 111 na região Centro-Oeste; 584 na região Sudeste; 227 na região Sul. Mossoró concorreu com Municípios de todo o Brasil, e 182 obtiveram o prêmio.

O PPAC tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na realização de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A ação se dá fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Conve nção Internacional dos Direitos da Criança.

O programa constrói o diagnóstico da situação da infância, elenca as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuam metas a serem atingidas até 2011, considerando três parâmetros: Mapa PPAC - conjunto de indicadores sociais subdivididos em quatro eixos temáticos (Saúde, Educação, Proteção e Orçamento).

E ainda: Orçamento Criança (OCA) – Desenvolvido pela Fundação Abrinq e parceiros permite a desagregação do Orçamento Público Municipal para a identificação de recursos destinados direta e indiretamente para a criança e o adolescente; e o Índice de Condições de Vida – ICV/PPAC – Qualificação do processo de monitorament o e avaliação foi desenvolvido também o Índice de Condições de Vida – ICV/PPAC.

Esse índice foi inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH do PNUD e guarda uma alta correlação com ele, mas tem a vantagem de incorporar indicadores de educação e saúde produzidos com os dados consolidados pelo INEP e DATASUS, permitindo, portanto, sua atualização nos anos intercensitários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians