II Ursap sedia primeiro Painel da Saúde no RN



Por:  Abdias Duque de Abrantes
OESTE – A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e Comissão Intergestores Regional (CIR), promoveu terceira-feira (26), no auditório da unidade, uma reunião para apresentação do Painel da Saúde. Participaram do evento secretários municipais de saúde de 28 municípios sendo 15 da 2ª região de saúde com sede em Mossoró e 15 municípios da 8ª região de saúde com sede em Açu.
                Presentes ao evento a coordenadora de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde da Sesap, Terezinha Rêgo, a subcoordenadora de Vigilância Ambiental (SUVAM) Iraci Nestor, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de saúde e gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos, os prefeitos de Grossos, José Maurício Filho e de Areia Branca, Luana Pedrosa Bruno, secretária de saúde de Mossoró Jaqueline Amaral, gerente da VI Ursap/Pau dos Ferros, Temístocles Lucena, secretária de saúde de Caraúbas, Juliana Carlos, diretor do HRTM, Heider  Medeiros e demais autoridades.
    O tema principal da reunião foi a apresentação do "Painel da Saúde",  pioneiro no Rio Grande do Norte e teve como escopo promover o acolhimento dos novos gestores municipais de saúde, apresentar a equipe técnica da Sesap, expor os programas e sistemas de informações coordenados pela Ursap e, além disso, apresentar a Planificação da Ação Primária.
     Durante o evento, a coordenadora de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Terezinha Rêgo, fez um retrospecto da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e discorreu sobre a importância dos municípios trabalharem pactuados nas ações de saúde de interesse da coletividade. A coordenadora apontou, igualmente, a importância dos secretários municipais de saúde atuarem de forma planejada, sintonizados com a Lei Orçamentária de cada município
                Para a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde e gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos o evento foi oportuno, uma vez que na 2ª Região de Saúde onze gestores de saúde foram substituídos e na 8ª Região 06 gestores de saúde foram substituídos. “A Comissão Intergestores Regional (CIR) é uma instância privilegiada de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito da Região de Saúde", enfatizou.

                Segundo a avaliação dos gestores, o evento serviu como um mecanismo de aproximá-los, possibilitando a troca de experiências. Os próximos Painéis da Saúde acontecerão na cidade de  João Câmara, em 02 de abril e dia 04 de abril em Caicó.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians