Suspeito de atentado em Boston será interrogado sem a presença de advogado



BOSTON, EUA - A prisão de Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, na noite de sexta-
Policiais fazem buscas porta à porta na cidade de Watertown
Foto: DARREN MCCOLLESTER / AFP
feira encerrou uma caçada de 24 horas pelos autores do atentado à bomba na Maratona de Boston, mas colocou em curso uma fase igualmente intensa do caso, a começar pelo interrogatório do homem que, pelo menos por enquanto, é o único suspeito vivo. Autoridades americanas afirmaram que uma equipe especial de investigadores vai interrogar Dzhokhar sem proclamar o chamado aviso de Miranda, que garante ao suspeito o direito de permanecer em silêncio até que esteja na presença de um advogado.

Em vez disso, o governo vai invocar uma norma jurídica conhecida como “exceção de segurança pública” que permite aos investigadores interrogar o jovem assim que ele estiver fisicamente capaz. Após ser capturado, Dzhokhar foi levado para o Hospital Mount Auburn, em Cambridge, em condição crítica, com ferimentos no pescoço e na perna, mas está consciente

A isenção pode ser invocada quando a informação é necessária para proteger a segurança pública. Neste caso, o governo acredita que é vital saber se Dzhokhar plantou quaisquer outros explosivos antes de sua captura ou se há outros envolvidos no atentado.

A regra que dispensa o aviso de Miranda não estabelece um limite preciso de quanto tempo um suspeito pode ser interrogado antes de ser informado sobre os seus direitos, mas é provável que as autoridades não demorem mais do que 48 horas. Durante esse tempo, Dzhokhar será interrogado por uma equipe do governo federal chamada de Grupo de Interrogatório para Detentos de Alto Valor, composta por funcionários do FBI, CIA e do Departamento de Defesa. Apesar de não haver um advogado presente, quaisquer declarações que ele fizer durante o interrogatório serão admissíveis em tribunal.

O final dramático para a caçada de Dzhoknar ocorreu quando um morador de Watertown, confinado em sua casa durante todo o dia devido ao alerta do governo, finalmente deixou a residência quando a proibição foi suspensa. David Henneberry percebeu que a fita de isolamento do seu barco tinha sido cortada, e que havia na lona uma poça de sangue. Ele aproximou-se da embarcação, então, e viu um corpo.

— E nesse momento ele se tornou um herói absoluto. Em vez de ser um herói no momento e gritar com o suspeito, ele fez a coisa certa e ligou para o 911 — disse à CNN Robert Duffy, enteado de Henneberry.

Em apenas alguns minutos, a casa estava cercada por dezenas de policiais e outros corpos de segurança. Através de câmeras de detecção térmica, os oficiais confirmaram que havia um corpo dentro da lancha, e para despistá-lo lançaram bombas de fumaça nas imediações, o que precedeu a uma troca de tiros entre Dzhoknar e a polícia.

Por volta das 20h45m (21h45m no horário de Brasília), a polícia de Boston confirmou que o jovem tinha sido capturado vivo, mas em estado grave.

Fonte:  www.oglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians