Artigo de Agnelo Alves na Tribuna do Norte sobre Dilma

O Ibope de Dilma
Agnelo Alves
Quando começo a me familiarizar com uma sigla que trata da economia, dentre as mais de dezenas existentes no vasto dicionário difundido pela mídia, surge mais uma, mais outra, não sei quantas. Tantas que, sinceramente, se fosse contar, certamente, os dedos das mãos somados aos dos pés seriam poucos.

Não tenho autores em quem aposte. Leio todos da mídia, entre os que assumem a cátedra e os palpiteiros que divertem, quando não exageram além do razoável. Prefiro, sem medo de errar, consultar o meu bolso. O meu ganho no fim do mês na matemática do que gastei, comparando o que sobrou – se sobrou – com o mês anterior. Na comparação, meço a inflação. No frigir dos ovos, tenho a “carestia”.

Em minhas contas, a carestia, mês a mês, é bem maior que a inflação nos percentuais das siglas governamentais. O governo anuncia que a inflação está sob controle. Tudo bem. Mas a carestia não está. Pelo contrário, está crescente. A prova é que as reivindicações de ajuste salarial são baseadas no aumento de custo de vida, isto é, da carestia. Mas será a carestia o item responsável pela queda vertiginosa da presidente Dilma nas pesquisas, sobretudo na mais recente das quais, a do IBOPE, publicada está semana? Não. Mas é um dos principais itens.

A presidente Dilma, se tempo tiver, veja no item perdularismo de seu caderno.

O Rio Grande do Norte é um pequeno exemplo, mas muito significativo, a saber:

1 – Para a construção do Arena das Dunas foi necessário destruir um estádio que bastava ser modernizado, digamos assim, mais um ginásio de esportes e um kartódromo.

Derrubar três para construir um.

2 – Terminal pesqueiro. Já foi inaugurado seis vezes por seis ministros da Pesca. E até hoje não armazenou sequer uma piaba. Sabem por quê? Porque esqueceram de projetar e construir um acesso ao terminal, resultando em milhões de reais jogados fora do alcance dos pescadores.

3 – O Aeroporto de São Gonçalo e o Aeroporto de Parnamirim. Qual o custo do Aeroporto de São Gonçalo? Com toda certeza, qualquer quantia superior à arrecadação de dois anos do Governo do Estado, somadas a três anos das Prefeituras de Natal e de Parnamirim.

O Aeroporto de Parnamirim foi construído pelos americanos na 2ª Guerra Mundial. É dotado das maiores pistas de aterrissagem e decolagem. Sua estação de passageiros é moderníssima e bem equipada. É servido por estradas de acesso. Distante de Natal apenas 13 quilômetros. Distante do aeroporto de São Gonçalo apenas 10 segundos de voo contados no relógio. No entanto, será abandonado (ou não?).

Fico imaginando o desperdício por esse Brasil a fora, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O dinheiro que está faltando para a Educação, Saúde e Segurança. Culpa só de Dilma? Não. Mas ela precisa agir.

Dilma é mais vítima do que algoz.

Fonte:  Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians