Sistema Fecomércio trabalha para consolidar parceria no RN com a Alemanha


Intercâmbios nas áreas culturais e de qualificação profissional, além da divulgação mútua das respectivas potencialidades turísticas, estão na lista de ações em gestação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte vem se empenhando para fomentar o desenvolvimento dos setores do Comércio, Serviços e Turismo do estado. Um dos setores com mais deficiência hoje em dia, é o do Turismo, que há meses vem enfrentando dificuldades. Com um turismo forte, circula mais dinheiro na cidade, o que fortalece o comércio durante todo o ano.

E uma das ações empreendidas, é a parceria entre o Rio Grande do Norte e o estado da Renânia Palatinado, na Alemanha, que vem sendo construída desde no primeiro semestre, quando foi realizada uma missão empresarial, com o apoio do Consulado da Alemanha no RN. Na oportunidade, cerca de 30 empresários, cumpriram uma programação entre as cidades de Munique, Frankfurt e o estado da Renânia Palatinado, para apresentar as potencialidades do RN.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, explica que a missão já está rendendo frutos. Depois da missão, ele esteve novamente na Alemanha (em setembro), para onde viajou acompanhado do diretor regional do Senac, Helder Vieira Cavalcanti. A visita teve como objetivo fechar parcerias na área de qualificação profissional, para melhoria dos processos de aprendizagem e otimização as metodologias de ensino, como também para viabilizar ações que proporcionem o desenvolvimento do comércio e turismo. Confira agora entrevista com o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, sobre as missões empresariais e as parcerias entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha:

Quando começou a parceria entre o Sistema Fecomércio e a Alemanha?
Marcelo Queiroz - Tudo começou em meados de junho, quando realizamos uma missão empresarial ao país. Tivemos o apoio do cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, para realizarmos alguns contatos voltados a possíveis parcerias que, inicialmente, apontavam para a área de qualificação e capacitação de mão de obra. E na minha última ida à Alemanha, agora no mês de setembro, quando estive acompanhado do diretor Regional do Senac RN, Helder Vieira, começamos a consolidar de forma mais este contatos, esta parceria.

O que foi tratado durante esta última viagem? Já poderia apresentar algum resultado?
MQ - Começamos a operacionalizar de forma mais concreta ações e propostas a serem desenvolvidas no Rio Grande do Norte, com foco na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem relacionados à qualificação profissional; na otimização da metodologia de gestão estratégica relacionada à educação; e no desenvolvimento e fomento do comércio, dos serviços e do turismo do nosso estado.

Na área do turismo, o senhor poderia citar alguma parceria ou projeto especificamente?
MQ - Uma primeira ação é a realização da temporada potiguar do Ano da Alemanha no Brasil. Os primeiros eventos foram realizados entre os dias 18 e 21 de outubro com a Oktoberfest 2013 e a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN e a da orquestra alemã KammerOrchester da HochSchule fur Musik de Karlsruhe, no Teatro Riachuelo. O concerto, que reuniu quase 100 músicos, está inserido dentro do Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc. Foi a primeira vez que o RN recebeu uma orquestra da Alemanha. As ações da Semana Alemã terão continuidade no final de novembro. Os detalhes ainda serão definidos, mas já podemos adiantar que vamos oferecer oficinas de culinária alemã, a serem ministradas na Carreta-escola de Gastronomia do Senac, em parceria com o Centro Gastronômico de Koblenz. Tudo isso vai possibilitar o intercâmbio cultural e beneficiar os segmentos do comércio, serviços e turismo do nosso estado.

Que frutos se espera colher com ações como esta?
MQ - Quando realizamos eventos deste porte na cidade, atraímos mais turistas, o que beneficia os segmentos do comércio e serviços, com a circulação de mais pessoas e dinheiro pela cidade.

Mas a programação para por ai?
MQ - Não. Em março do ano que vem acontece em a Feira de Turismo ITB, em Berlim. Já acertamos a nossa participação, com um espaço onde divulgaremos nossas potencialidades turísticas. Diante disso, estamos organizando a ida de um grupo de jornalistas especializados em turismo daqui do estado, para conhecer a Feira e ficar mais uma semana. Nesse período, o grupo vai conhecer os pontos turísticos da Renânia-Palatinado, para depois divulgar aqui. E aí queremos criar uma via de mão dupla, com a vinda de jornalistas de lá para cá também. E mais: demos início ainda às tratativas para trazer para o RN um voo direto de Frankfurt.

E isso sem dúvida seria muito bom para o RN...
MQ – É muito importante esta parceria entre o RN e a Alemanha. Com a divulgação das potencialidades turísticas de ambos os lados, a consequência é aumento no número de turistas circulando, o que aumenta as chances de que o voo direto seja viabilizado. Isto sem dúvida teria impacto muito positivo para o turismo do nosso estado, que vem atravessando um momento delicado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians