DEM vai reunir dirigentes no RN


O senador José Agripino Maia, presidente estadual do Democratas, deverá convocar ainda para este mês reunião da executiva estadual do partido. O encontro deverá trazer o desfecho para o partido no pleito deste ano. Os 23 membros da executiva escolherão entre duas teses: a do senador José Agripino, de priorizar a eleição proporcional e, portanto, buscar composição com o grupo do PMDB, e a da governadora Rosalba Ciarlini, que busca a reeleição.

A convocação da executiva do DEM no Estado deixará a mostra o racha interno vivido hoje pelo partido, onde os seus dois principais líderes têm posicionamentos distintos sobre o palanque para o pleito deste ano.

Em entrevista concedida a TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino Maia já afirmou que a definição final virá da executiva e confirmou que os deputados da legenda (o federal Felipe Maia e os estaduais José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira) avalizavam as negociações que já estavam sendo mantidas com os líderes regionais do PMDB e PR.

No entanto, na contramão dessa prioridade para a proporcional, como disse o senador José Agripino, está a governadora Rosalba Ciarlini que vem trazendo grandes sinalizações do desejo de ser candidata a reeleição.

Formação
A executiva do DEM é formada por 23 integrantes. Além dos detentores de mandato, há familiares da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino. A esposa do presidente estadual do DEM, Anita Maia, faz parte do grupo. O marido da governadora, Carlos Augusto Rosado também. No registro da executiva junto ao Tribunal Regional Eleitoral ainda consta dois nomes de filiados que já deixaram o partido: o deputado federal Betinho Rosado, que se filiou ao PP, e da ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, filiada ao PMDB.

A secretária geral do partido, Fátima Lapenda, explicou que, nesse caso, serão convodados dois suplentes para preencherem a titularidade dos dois integrantes da executiva que deixaram o partido. A convocação da reunião ainda não tem data confirmada. Mas é certo que ocorrerá ainda esse mês.

O planejamento do senador José Agripino é, logo após a homologação da executiva pela prioridade para proporcional (o que o líder do DEM espera que aconteça), começar a definição sobre o palanque proporcional. Como o grupo liderado do PMDB, que terá como candidato a governador o deputado federal Henrique Eduardo Alves, já soma mais de 15 partidos na aliança, a defesa dos deputados do Democratas é que eles se dividam em várias alianças proporcionais.

Executiva do DEM
Anita Louise Catatão Maia
Diego Cavalcanti Medeiros
José Agripino Maia
Maria de Fátima Lapenda Mesquita
Raimundo Alves Maia Júnior
Getúlio Nunes do Rego
Felipe Catalão Maia
Rosalba Ciarlini Rosado  
Carlos Alberto de Sousa Rosado
Leonardo Nogueira
José Adécio Costa
Geraldo Gomes de Oliveira
Leonardo Nunes Rego
Maria de Fátima Rosado
Ney Lopes de Souza
Augusto Carlos Garcia de Viveiros
Carlos Augusto de Sousa Rosado
Ruth Alaíde Escóssia Ciarlini de Medeiros
Dinarte Vieira Diniz
Janilson Ferreira
José Bezerra de Araújo Júnior Marcílio Monte Carrilho de Oliveira
João Augusto da Cunha Melo

FONTE: site oficial do TSE.

Nessa lista há dois integrantes que já não são mais filiados do DEM: Betinho Rosado, que ingressou no PP, e Fafá Rosado, filiada ao PMDB. Nesse caso, no dia da convenção, serão convocados dois suplentes para preencher as vagas.

Fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

Recopa Sul-Americana é do Corinthians