José Agripino comunicará a Rosalba Ciarlini da decisão de apoiar Henrique para Governo

Presidente nacional do DEM vai priorizar a chapa proporcional para reeleger, de maneira mais fácil, os deputados estaduais e federal
Rosalba Ciarlini e José Agripino tem opiniões diferentes sobre as eleições de 2014 (foto: Wellington Rocha)
Rosalba Ciarlini e José Agripino tem opiniões diferentes sobre as eleições de 2014 (foto: Wellington Rocha)

Por Ciro Marques

A governadora Rosalba Ciarlini não terá o apoio do Democratas caso queira ser candidata à reeleição. Isso porque o senador José Agripino, presidente nacional do partido, decidiu que o DEM estará com Henrique Eduardo Alves (PMDB) na disputa pelo Governo do Estado, como forma de priorizar a candidatura dos deputados estaduais (José Adécio, Leonardo Nogueira e Getúlio Rêgo) e do federal (Felipe Maia) nas eleições gerais de outubro próximo.

Rosalba Ciarlini e José Agripino tem opiniões diferentes sobre as eleições de 2014 (foto: Wellington Rocha)
Rosalba Ciarlini e José Agripino tem opiniões diferentes sobre as eleições de 2014 (foto: Wellington Rocha)
A confirmação dessa decisão de Agripino teria sido dada a Henrique na noite desta quinta-feira (22), quando o senador esteve em evento na cidade de João Câmara ao lado da chapa encabeçada pelo peemedebista – e que conta também com Wilma de Faria (PSB) para o Senado e João Maia (PR) para vice. Faltaria, para o anúncio oficial, que só deverá acontecer na manhã do dia 2 de junho, quando a sigla vai se reunir e apontar quais são seus rumos para 2014.

Bem antes disso, na manhã de hoje, para ser mais exato, Rosalba e José Agripino já teriam se encontrado na casa do senador, em Natal, e conversado sobre o pleito de outubro próximo. Agripino aproveitou o encontro para antecipar à governadora que deve confirmar o apoio a Henrique, como forma de priorizar a aliança proporcional. O encontro teria tido a presença também de Felipe Maia (que já havia se reunido com Rosalba nesta semana), Getúlio Rêgo e José Adécio.

Mesmo sem comunicado oficial, em João Câmara já havia ficado clara a vontade de Agripino de buscar a aliança com os peemedebistas. No discurso, o senador, praticamente, repetiu o que tem pregado Henrique, que a união é o melhor caminho para o RN.  “O Rio Grande do Norte é um estado pequeno, cheio de problemas e precisa contar com a união das forças dos homens e das mulheres que, realmente, tem força para trazer de Brasília a solução para os nossos problemas”, disse Agripino, durante a inauguração do Centro de Abastecimento Municipal Luiz Antônio Vieira da Câmara, o novo mercado público da cidade.

Além disso, é importante lembrar que na entrevista concedida ao portalnoar.com na semana passada, o próprio Henrique Alves já tinha dito que estava “esperando” o DEM resolver suas questões internas e não descartou receber o apoio. “A questão do DEM, até por respeito ao presidente nacional, o senador José Agripino, estamos aguardando que o partido resolva lá seus problemas, tem a candidatura da governadora Rosalba que não sei como ela vai caminhar, mas acho que é hora de respeitar o partido, que vai ter sua discussão interna, definir seu caminho e, portanto, não tenho nada a acrescentar”, afirmou o pré-candidato ao Governo.

Motivações

Não é por acaso que o DEM deverá largar Rosalba Ciarlini, sua única governadora atualmente. Além das qualidades e influência de Henrique como presidente da Câmara dos Deputados, apoiar o PMDB significa, para o Democratas, a chance de manter seus espaços conquistas nas casas legislativas estadual e federal. Isso porque, na aliança de Henrique, o partido de Agripino poderia se aliar ao PSDB e a outros partidos “irmãos”, possibilitando a conquista de um coeficiente maior, que permitiria eleger mais nomes.

A outra opção que o DEM teria além de apoiar Henrique seria continuar ao lado de Rosalba Ciarlini, contudo, a governadora, além de sofrer com um alto índice de rejeição, amarga também condenações na Justiça Eleitoral que a tornaram inelegível por oito anos. Dessa forma, para ser candidata, Rosalba teria que reverter judicial as condenações sofridas no Tribunal Regional Eleitoral.

Além disso, a essa altura da disputa eleitoral, se lançar Rosalba candidata, o DEM deverá ter o apoio apenas do PP e, talvez, do PMN, rendendo a ela pouco tempo de televisão e, também, uma considerável falta de opção para as chapas proporcionais, dificultando a reeleição de seus parlamentares.

Trocando em miúdos, escolhido o PMDB, o DEM está preferindo ter um pássaro na mão (a reeleição dos deputados), do que ver dois voando (reeleger Rosalba e, talvez, os seus parlamentares)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba